sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Ginástica Passiva NÃO Funciona!!

Nunca se viu dar tanta importância à estética como nos dias de hoje. As clínicas destinadas a isso estão cheias, e nessa onda, acabou por crescer também a procura pela Ginástica Passiva, um método muito bom mas não para as finalidades que lhe têm sido atribuídas.
A Ginástica Passiva é na verdade um método fisioterapêutico que, através de estimulação eléctrica, massagens e outros equipamentos, promove contracções musculares sucessivas. A sua maior aplicação e efeito comprovado é no relaxamento da musculatura activada. Uns dos equipamentos largamente utilizados são as camas que “fazem o exercício pela cliente”, não é o cliente que o faz!! Estas foram criadas para auxiliar pessoas com deficiências articulares e ou movimentos reduzidos.
O maior problema tem sido a inversão de valores quando alguns Centros de Estética tentam iludir as pessoas “adeptas à lei do menor esforço” querendo emagrecer e ficar com um corpo “definido”, em pouco tempo e, sem fazer esforços. São presas fáceis e consideramos isso, no mínimo uma propaganda enganosa porque não substitui a actividade física.
       Normalmente, ao se praticar actividades físicas, o exercício da musculatura dá-se através de actividades com maior ou menor grau de esforço aeróbio. Como sabemos, este esforço aeróbio é importante na eliminação das calorias consumidas em excesso. Por outras palavras, é o responsável pela perda de peso de modo uniforme.
Com a utilização de um aparelho de ginástica passiva há pouca ou nenhuma actividade aeróbia. Os músculos exercitados são os localizados na área de actuação do aparelho. Assim, os aparelhos de ginástica passiva podem não ser muito úteis se o que a pessoa pretende é "queimar gorduras".
As propagandas de aparelhos de ginástica passiva prometem combater a flacidez e promover o tônus muscular sem esforço, porém será isso verdade? Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o qual acompanhou 20 voluntários que usaram aparelhos de ginástica passiva, concluiu que eles dão apenas pequeno estímulo muscular. O mesmo estudo da Unifesp verificou se houve gasto calórico ao utilizar aparelhos de ginástica passiva. Para isso, foi medido o consumo de oxigénio dos participantes em repouso e durante a realização dos testes. Como só é possível queimar calorias com aumento do consumo de oxigénio, o que não aconteceu com o uso dos aparelhos de ginástica passiva, a conclusão foi que eles não fazem emagrecer.
É preciso saber que não há milagres para conseguir um corpo perfeito. Os benefícios da actividade física para a saúde superam em muito a ginástica passiva, a qual traz apenas algum benefício muscular não muito significativo. Ou seja, para ter um corpo definido é preciso levantar-se do sofá, realizar exercícios aeróbios, musculação com acompanhamento de um profissional da área e ter uma alimentação saudável.

Existem de facto tratamentos que auxiliam a perda de peso, porém, torna-se imprescindível a prática de exercício físico e uma alimentação saudável. Outras  desvantagens destes tratamentos ficam por conta da aplicação inadequada por pessoas não habilitadas. Além de não trazer os resultados desejados pelo cliente, pode causar acidentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário